‘Desenrola rural’: ministério estuda programa de renegociação de dívidas para pequenos produtores

 ‘Desenrola rural’: ministério estuda programa de renegociação de dívidas para pequenos produtores

Ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) se reuniu nesta segunda com Fernando Haddad (Fazenda) para discutir o tema. Ideia é ‘limpar nome’ de produtores para que voltem a ter acesso a crédito agrícola

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, pediu nesta segunda-feira (23) ao Ministério da Fazenda apoio para o desenho do “Desenrola Rural”, um programa de renegociação de dívidas destinado aos pequenos produtores rurais.
A ideia, segundo Teixeira, é desenvolver uma iniciativa nos moldes do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas já lançado pelo governo. O foco no produtor rural vai permitir a regularização do nome e o acesso ao crédito agrícola.

“Nós conversamos com ministro Fernando Haddad e tendo em vista o enorme sucesso do programa Desenrola para a sociedade brasileira, nós agora pedimos pra ele se ele nos ajuda a desenhar um programa ‘Desenrola rural’, [para] o pequeno agricultor, (…) também participar de um programa para limpar o seu nome e assim tomar um crédito agrícola para voltar a produzir”, disse Teixeira após se reunir com Haddad.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, o ministro da Fazenda viu a iniciativa “com bons olhos” e autorizou que a equipe econômica estude a possibilidade de criar o programa.

Ao ser questionado sobre o tema, Haddad disse que a plataforma desenvolvida para o Desenrola Brasil poderia ser utilizada no futuro para outras finalidades.
“A plataforma é um ativo que pode ser mobilizado pra outras renegociações, então coloquei à disposição do MDA para o futuro a mesma plataforma que foi construída para o atual Desenrola”, afirmou Haddad.
O Desenrola Brasil é um programa, já em vigor, criado pelo governo federal para a renegociação de dívidas bancárias e não bancárias (com companhias de água, luz e telefone, entre outros).